quinta-feira, 16 de outubro de 2008

+ sobre: Cine Teatro "Antônio Candido do Amaral"




Cine Teatro "Antônio Candido do Amaral"

O Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral (antigo Teatro)em funcionamento desde dezembro de 2002, é fruto do Projeto “Velho Cinema Novo” firmado com o Governo do Estado do Paraná/Secretaria Estadual da Cultura e a Prefeitura Municipal de Rio Negro, o qual restaurou no prédio do antigo Seminário Seráfico (atual Prefeitura Municipal) o também antigo Anfiteatro. O projeto é um misto de história, nostalgia, realidade e futuro, cuja idéia central foi adaptar um prédio antigo, no seu formato original, para atender a demanda em termos de salas para sessões cinematográficas e demais espetáculos teatrais de recreação cultural, oferecendo ao público o que há de novo, em termos de conforto e modernidade, inclusive a tradicional “bombonier” e serviço de café expresso. A sala disponibiliza de 205 lugares (187 no térreo e 18 no balcão) dotado de climatização, hall de entrada, café, sala de estar, palco com camarim e sala de projeção.
Fonte:
http://www.portalpublico.com.br/pmrionegro/index.php?exibir=secoes&ID=47



O Cine Teatro "Antônio Candido do Amaral" é sem dúvida um local de significativa importância histórico cultural para a população das cidades de Rio Negro e Mafra.
Na época de sua restauração trabalhando na Secretaria de Cultura do Município de Rio Negro, pude felizmente participar e vivenciar aspectos alusivos à sua restauração e re-inauguração.

O interessante foi conhecer um pouco da tecnologia que os seminaristas já utilizavam na época em que o seminário estava em atividade (como cordas para suspender cenários, alçapões e escadas para a entrada e saída dos atores e também um porão que deveria servir de camarim, além de cabine para manipulação das aparelhagens cinematográficas, entre outros.

A restauração procurou manter características originais do prédio, acrescidos com novos e modernos recursos cinematográficos e teatrais.

No ato de sua inauguração teve-se o prazer de apreciar a apresentação da peça teatral: “Flicts”, baseada no livro Flicts de Ziraldo, num espetáculo de muita cor e alegria.


Eveline Demétrio Malon

Grupo:
Eliane Krol
Eveline Demétrio Malon
Romar Reddin
Valdete T. dos Santos Reddin

Nenhum comentário: