terça-feira, 14 de outubro de 2008

Entrevista

Entrevista com o tutor da faculdade de música Leonardo de Assis Nunes para o jornal Tribuna da Fronteira/SC. Reportagem a ser publicada na semana de aniversário de Itaiópolis/SC.


Nome Completo e idade: Leonardo de Assis Nunes, 28

Cargo: tutor residente

Formação: Superior em música – habilitação Composição Musical

Quando teve início a faculdade de música? A aula inaugural foi realizada no dia 22/04/08.

Como aconteceu esta pareceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul? O curso de Licenciatura em Música, modalidade à distância, da UFRGS e universidades parceiras UDESC, UFMT, UFES, UFBA, UFAL, UNIR esta integrado ao Programa Pró-Licenciaturas do MEC, e conta com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e apoio dos Sistemas Públicos de Ensino, nas esferas federal, estaduais e municipais. Em Santa Catarina existem 3 pólos de atendimento presencial – Canoinhas, Itaiópolis e São Bento do Sul. Inicialmente em São Bento do Sul, uma das cidades sedes da UDESC, sediaria o único pólo de atendimento presencial de Santa Catarina. Mas, como a procura nos municípios da região norte do estado foi intensa, a UFRGS, com o apoio dos sistemas públicos municipais, criou novos pólos, um deles em Itaiópolis. O curso possui no total 14 pólos espalhados por todo o território nacional, e conta com uma estrutura operacional acadêmica e de apoio tanto nos pólos quanto na universidade. O modelo do curso da UFRGS atua em conjunto com a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, de maneira integrada, a fim de otimizar recursos e esforços, por intermédio do Centro de Artes e Educação Física da UFRGS (CAEF da UFRGS). A UFRGS está em 5º. Lugar no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), novo indicador criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior. http://oglobo.globo.com/servicos/pop_infografico.asp?p=/fotos/2008/09/08/tabela_edu_universidades.gif&l=617&a=314

A iniciativa foi de quem? Como o curso de licenciatura em Música foi idealizado? O curso de Licenciatura em Música foi criado de acordo com as diretrizes curriculares e a legislação reguladora de cursos de graduação à distância, definidas pelo Ministério da Educação. Ele foi baseado na resolução CD/FNDE 34, 09 de agosto de 2005, que estabeleceu os procedimentos para apresentação, seleção e execução de projetos de curso na modalidade educação à distância, vinculados ao Programa Pró-Licenciaturas. A criação desse programa tem por objetivo a formação inicial – Licenciatura – de professores que exercem a docência em séries finais do ensino Fundamental e/ou Ensino Médio dos sistemas públicos de Ensino, sem habilitação para isso. Este projeto foi aprovado em terceiro lugar no país. O curso teve como principal idealizador a professora Dra. Helena de Souza Nunes, professora desta Universidade e diretora do Centro de Artes e Educação Física da UFRGS.

Quantas turmas e quantos alunos possui hoje? No período de inscrições para o curso apresentaram-se 1853 candidatos (2,2 candidatos por vaga), mas ao longo do processo, ao serem atendidas todas as exigências legais do Processo Seletivo e do próprio Programa, a relação candidato por vaga modificou-se, resultando em cerca de 800 alunos, distribuídos pelos 14 pólos, em cinco estados brasileiros. Só em Itaiópolis e cidades vizinhas (Mafra, Santa Teresinha, Papanduva, Rio Negrinho e Rio Negro/PR) foram selecionados 70 alunos. O curso possui turma única, mas existe um estudo de interesse para abertura de uma nova turma em todos os pólos espalhados pelo Brasil dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Esse estudo ainda esta em andamento, porém sabe-se hoje que houveram mais de 600 inscritos somente no estado de Santa Catarina.

Onde funciona a faculdade de música? Endereço: O pólo de Itaiópolis funciona na Casa da Cultura, Rua Papa Pio XII 26 Centro. Contatos (47) 3652 1306. O pólo Central, onde trabalham professores formadores e tutores na Universidade, funciona no Centro de Artes e Educação Física da UFRGS (CAEF) em Porto Alegre. Fone (51) 3308 4180 e (51) 3308 4182.

Como é formado o corpo docente do curso? Professores, formações...
Na sede, equipes de coordenação e apoio logístico vem desempenhando tarefas pertinentes à autorização do Projeto Político Pedagógico em todas as instâncias pertinentes; gerenciamento financeiro, registros acadêmicos; serviços de secretaria, acompanhamento de professores, tutores e candidatos; e serviços diversos como ilustração, animação, produção de arquivos de áudio e vídeo, locução, correção de textos, revisão de partituras, programação, webdesigner, etc. A equipe acadêmica responsável pela elaboração e execução das Unidades de Estudo é baseada no corpo docente das instituições parceiras. O corpo docente esta composto por professores Pesquisadores e Formadores, os quais são apoiados em seu trabalho pelos Tutores na Universidade e Tutores Locais (residentes e itinerantes). Professores Pesquisadores: responsáveis pela construção das Unidades de estudo e também pela elaboração de materiais para a educação à distancia, integrando a equipe interdisciplinar que irá elaborar os materiais didáticos. Professores Formadores: responsáveis pelas estratégias de ensino aprendizagem de cada componente curricular, ministram as atividades no decorrer do semestre letivo e integram as bancas de avaliação durante os seminários presenciais.

Quais as possibilidades para quem concluir o curso de música?
No caso dos alunos do Pró-Licenciatura o mercado será muito grande pois no prazo de três anos, todas as escolas brasileiras terão que incluir o ensino de música no currículo da educação básica. A determinação foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de agosto. Portanto costumo dizer aos meus tutorandos que, após conclusão do curso, eles terão o privilégio de escolher a escola que desejarem lecionar música, pois a demanda nesta área será imensa, visto o número de profissionais licenciados em Música hoje.

Resumidamente, no que se baseia o curso? Sua metodologia de ensino e grade curricular. O curso terá a duração de quatro anos e meio (nove períodos letivos), incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A carga horária é de 2895 horas (193 créditos) assim distribuída: formação por interdisciplinas, sendo 1440 horas teóricas e 480 horas práticas; 405 horas em Estágios, 210 horas de Atividades Complementares e o Projeto individual Progressivo, com 270 horas que culminam com o TCC. O curso esta organizado a partir de cinco Eixos: Estruturação Musical, Tópicos em Educação, Formação Geral, Execução Musical, e Condução e Finalização onde são integrados, em cada eixo, 4 a 5 interdisciplinas diferentes.

Depoimentos de professores ou ainda de alunos.
O curso gerou uma expectativa grande de como seriamos ensinados a distância numa arte tão sublime como a música. No começo pairou uma certa insegurança a respeito, mas depois que conhecemos os métodos da Universidade, o trabalho de tutoria e a plataforma na qual estudamos, vimos que é possível sim, aprender música de forma correta e a distância. Hoje estamos seguros, absorvendo o conteúdo a todo vapor e disseminando conhecimento aos demais colegas. A expectativa é muito boa, a equipe de professores e tutores é excelente e o restante, depende de nós alunos. Logo nossas comunidades poderão colher frutos deste trabalho e todos estão convidados a conhecer mais de perto nosso pólo, nosso curso e nossos colegas alunos. Temos muito a compartilhar. Um abraço! Gerson Araujo (Papanduva)

Pertencia ao pólo de Canoinhas e recentemente pedi transferência para o pólo de Itaiópolis. Fiquei impressionada ao chegar e conhecer as dependências onde funciona a Casa da Cultura. Parabéns ao povo de Itaiópolis pela estrutura que tem na Casa, com muita organização e tudo muito bonito, com funcionários que nos acolheram com muito carinho e atenção. Obrigada e parabéns. Sonia Olinek (Papanduva)

Penso que o mais importante é ressaltar o apoio incondicional da Secretaria de Educação referente a liberação dos cursistas para frequentarem o Seminário Integrador (semana de aulas presenciais) Paulo Tandel (Mafra)

O Curso de Licenciatura em Música em Itaiópolis, vai fazer com que este município saia na frente dos outros em relação a adequação as novas normas de ensino e aprendizagem previstos para os próximos anos, principalmente com a Educação Integral. É claro que eu não ficaria de fora dessa oportunidade. Tentei o vestibular e agora estou aqui, dentro do curso. Maria Inês Engel (Itaiópolis)


EAD - MÚSICA. Essa modalidade de ensino gerou muitas expectativas em nós cursistas, porém com o recebimento dos conteúdos e a praticidade da Plataforma Moodle estamos com certeza adquirindo muitos conhecimentos, tanto de acessibilidade na internet quanto teoria e práticas musicais. Josnei Wendt (Mafra)

Para quem têm interesse em cursar o curso, quais os procedimentos que deve tomar? No momento, interessados em cursar Licenciatura em Música à distancia devem ficar atentos a abertura de edital para novas turmas pela UAB. Não temos previsões de quando poderá iniciar, mas penso que até a metade de 2009 devemos ter alguma novidade.

2 comentários:

http://teorimusicgrein disse...

Em Breve teremos no blog a entrevista com o compositor Dimitri Cervo realizada por mim no seminário integrador, dia 22/10/2008.

Unknown disse...

Em breve estaremos postando A CASA DA HIGIENE...